Como escolher produtos para acabamento

Na hora de construir ou reformar, a escolha dos produtos para acabamento pode ser uma das fases mais trabalhosas, despertando inúmeras dúvidas sobre qual o melhor e qual colocar em cada ambiente, uma decisão que também varia de acordo com fatores como circulação e exposição à umidade e à luz natural.

Porém, essa fase não precisa ser repleta de estresses. Siga as nossas dicas e descubra como escolher produtos para acabamento!

Evite pensar somente em economizar

Em primeiro lugar, é importante evitar querer economizar demais na hora de escolher os produtos para acabamento, trata-se de uma decisão que pode comprometer a vida útil dos seus pisos, revestimentos e até mesmo do seu lar como um todo.

Priorize produtos com boa relação custo-benefício, desenvolvidos com materiais de alta qualidade e que contribuem com a sustentabilidade, resistência e solidez da sua construção, ao mesmo tempo em que ajudam a valorizar o ambiente.

Escolha o tipo de argamassa correta para cada ambiente

Um passo importante na hora do acabamento é escolher o tipo de argamassa correta para cada ambiente, elas não são iguais e possuem finalidades e resistências distintas, sendo divididas em:

  • AC-I – São argamassas colantes ideais para pisos e azulejos de ambientes internos, não sendo recomendadas para o exterior.
  • AC-II – As Argamassas AC-II são recomendadas para revestimentos de ambientes internos e externos, como salas, cozinhas, banheiros, quartos, terraços, solários e varandas gourmets. No entanto, não devem ser utilizada em piscinas, saunas, fontes e outras áreas submersas ou com umidade constante.
  • AC-III – As mais resistentes dos 3 tipos de argamassas colantes, as AC-III são ideais para pisos e revestimentos de ambientes com grande circulação e áreas molhadas, como saunas e piscinas.

Assim, é importante que, na hora de comprar a sua argamassa, você observe se ela é do tipo AC-I, AC-II ou AC-III, cada um deste termo indicará a finalidade ideal dele, te ajudando na escolha.

Acerte no Rejunte

Assim como acontece com as argamassas, os rejuntes também precisam de atenção especial na hora de escolher produtos para acabamento, pois eles ajudam a evitar uma série de problemas futuros, como infiltração, mofo, bolor e descolamento de peças.

Os Rejuntes são divididos em 3 tipos:

  • Cimentício: ideal para revestimentos cerâmicos, porcelanatos  e pastilhas de modo geral, podendo ser aplicados em ambientes internos e externos, conforme indicação do fabricante.
  • Acrílico: geralmente indicado para ambientes sujeitos à umidade como cozinhas, banheiros, lavanderias, sacadas, fachadas, piscinas e saunas por sua característica impermeável. Possui acabamento liso e geralmente proteção antimofo.
  • Epóxi: ideal para ambientes com contato constante com a água, como piscinas e fachadas, possuindo acabamento liso e alta impermeabilidade. 

Com esses cuidados, tanto na hora de escolher a argamassa quanto o rejunte, você garante mais segurança e proteção para o acabamento da sua casa, tendo a liberdade de conseguir definir o estilo que deseja seguir, dando o toque de personalidade e conforto que deixará o seu lar com a sua cara, e sem deixar de lado a sustentabilidade. 

Voltar para blog

Está na dúvida de quanto de argamassa e rejuntamento vão ser necessários para sua obra?

Saiba a medida certa e economize. Vamos te ajudar!

Preencha os campos ao lado e clique em Calcular.

Selecione os produtos que deseja utilizar

Argamassa




Rejuntamento